Código Moral
Judo é definido como "mais que um desporto". Incute um conjunto de valores no indivíduo que devem ser sempre respeitados no treino e fora dele. Este é um dos fatores que distingue a modalidade e contribui para que o judo seja considerado um dos melhores desportos de formação para as crianças e jovens, proporcionando um desenvolvimento harmonioso do aluno:
Cortesia: existem um conjunto de regras e de etiquetas que devem ser respeitadas; o judoca deve ter sempre consciência das suas atitudes e consequentes resultados.
Coragem: no judo (tal como na vida) ser corajoso implica saber começar uma coisa, ter a força para continuar, mesmo sem resultados à vista, e nunca desistir, ter sempre esperança.
Controlo: controlar as emoções e os impulsos, principalmente os negativos, mantendo-se concentrado nas suas capacidades e naquilo que tem de ser feito.
Honra: ser digno consigo próprio e com os outros; dar o melhor de si e fazer por ganhar, mas não procurar a vitória a qualquer custo.
Amizade: o respeito, a sinceridade e a modéstia são a base para construir laços de amizade com aqueles que o acompanham nesta escola de vida.
Sinceridade: saber ser verdadeiro e exprimir-se genuinamente, o que implica um grande conhecimento e aceitação de si próprio.
Modéstia: saber ganhar, saber perder, ser humilde e despretensioso em ambas as situações e, acima de tudo, com os seus colegas.
Respeito: talvez o valor mais importante do judo e da vida; é essencial respeitar-se a si, aos outros atletas, ao professor, àquilo que se passa no tapete. Só com respeito é que há confiança, verdade e amizade.
Ideologias e espíritos
-
Quem teme perder já está vencido.
-
O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
-
Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.
-
Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.
-
Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
-
Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar.
-
O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende.
-
Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas.
-
Praticar judo é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.