top of page

O Cinto

 

O cinto tem um elevado valor dentro da modalidade. É caracterizado como a alma do atleta, pois representa o seu percurso. À medida que o atleta evolui, vai sendo alterada a cor do seu cinto. É importante que o aluno perceba que quanto maior é graduação, maior é a responsabilidade, isto é, cada vez fica mais responsável por dar o exemplo aos seus colegas menos graduados, cumprir o papel daqueles que observava na altura em que era apenas um cinto branco.

 

 

 

 

Como Apertar o cinto

Métodos simples (rápidos e fáceis de executar)

Método complexo (não desaperta tão facilmente no treino)

As Graduações em Portugal:

Existem diferentes graduações (Kyu e Dan). A primeira fase (kyu) pode ser considerada de iniciação à modalidade, onde os atletas vão aprendendo todas as técnicas, rotinas, regras e os diferentes pricípios da modalidade:

Cinto Branco

6ºkyu

Cinto Amarelo

5ºkyu

Cinto Laranja

4ºkyu

Cinto Verde

3ºkyu

Cinto Azul

2ºkyu

Cinto Castanho

1ºkyu

* entre cada graduação existe um cinto intermédio, que contém as cores do cinto antecedente e precedente  (exemplo: Amarelo-Branco)

A segunda fase (DAN) pode ser interpretada como um novo começo, isto é, o atleta concluiu toda a fase de iniciação à modalidade e agora é desafiado a explorar as técnicas que aprendeu e a desenvolver as suas próprias soluções. Torna-se mais autónomo e responsável e pode igualmente começar a transmitir aos outros tudo aquilo que aprendeu e continua a aprender.

1º Dan, 2º Dan, 3º Dan, 4º Dan e 5º Dan

Cinto Negro

6º Dan, 7º Dan e 8º Dan

Cinto Vermelho e Branco

9º Dan e 10º Dan

Cinto Vermelho

Simbologia das cores dos cintos 
 
CINTO BRANCO – Ro kyu– 6 KYU
O Branco é a cor da pureza. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto. Este cinto simboliza a busca pelo conhecimento e evolução das cores através da humildade, sinceridade e clarificação dos pensamentos. 

CINTO AMARELO – Go kyu – 5º KYU
Simboliza o sol, a iluminação da descoberta e evolução do conhecimento. Esta cor significa alegria, vida, calor, força, glória, representando para o aluno esperança, vivacidade e leveza. A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a sua sabedoria e criatividade. O Amarelo simboliza: criatividade, as ideias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento.

CINTO LARANJA – Yon Kyu -4º Kyu
A cor laranja transmite ao judoca a procura pelo sucesso no treino diário: agilidade, adaptabilidade, estimulação, atracção, plenitude, encorajamento, estimulação, robustez, gentileza, cordialidade e tolerância. Esta é a cor da comunicação, do calor afectivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. É uma cor que estimula o optimismo, generosidade e entusiasmo, mostrando ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, tem um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang.

CINTO VERDE – San Kyu -3º Kyu
 O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa de todas. A cor Verde, que nos chega depois das cores quentes iniciais, simboliza harmonia e o equilíbrio, representando quase um oásis depois de se atravessar um árduo deserto, não perdendo, naturalmente, a consciência do longo caminho ainda a percorrer e desafios a vencer. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança, satisfação e fertilidade. Significa uma vida nova, a energia, o crescimento e a saúde.  

CINTO AZUL – Ro Kyu – 6º KYU
Significa o Céu, o crescimento e o progresso.

CINTO Castanho– Ichi Kyu -1º Kyu
É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui. Para criar esta cor, é necessário misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Também representa a auto-crítica e a dependência dos mestres para chegar até aqui. Significa que se está a completar o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental. Uma pessoa que gosta de se vestir com castanho, simbolicamente significa uma pessoa extremamente dedicada e comprometida com o trabalho, a família e os amigos. A cor castanho gera organização, especialmente nas responsabilidades do quotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir "à raiz das coisas" e lidar com questões complicadas de forma simples e directa. Representa sensatez.  

CINTO PRETO  – (1º Shodan,2º Nidan, 3º Sandan, 4º Yodan, 5º Godan)
É a junção de todas as cores. O corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta representa humildade, auto-controle, maturidade, serenidade, disciplina com responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade.  

Cinto Vermelho - Kyodan e Judan (Jodan) – 9º e 10º DAN
A cor vermelha sugere motivação, actividade e vontade. É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos, é a cor mais quente, activa e estimulante. Este cinto, pela sua vibração, dá mais energia física, mostrando que agora, mais do que nunca, é necessária força de vontade para não desistir da conquista dos seus ideais. Persistência, força física, estímulo e poder são os seus traços típicos. Sendo a cor do sangue, o vermelho também está relacionado à vida e à força de uma energia vital máxima.  

 

*fonte da informação: http://www.nunodelgado.net/index.php?cc=Jgraduacao

bottom of page