top of page

Breve Historia do Judo

 

  • A História

 

O Judo foi oficialmente conhecido no ano de 1882 no Japão pelo mestre Jigoro KanoCansado de ter que aguentar problemas por causa do seu porte físico (era um individuo magro e de estatura baixa), começou a praticar jiu-jitsu aos 18 anos com o objetivo não de atacar mas de se defender das constantes agressões de outras pessoas. 

 

O Jiu-jitsu era muito popular no japão, devido às suas características. Era utilizada em combate pelos próprios samurais. Usavam esta arte para desarmar ou derrubar o adversário, obtendo total controlo do mesmo para o golpe final. Portanto a ideia que surge no Judo varia um pouco disso mesmo, o projetar para “matar” ou cair e ser morto. Daí ser uma modalidade com um elevado valor entre a população Japonesa.

 

O jiu jitsu, embora fosse muto popular, tinha um fator contra si, a agressão física que sofriam os seus praticantes. Era uma modalidade demasiado violenta e com várias técnicas perigosas que colocavam em causa a integridade física dos praticantes. Neste sentido Jigoro Kano sentiu que podia explorar algo nesta modalidade e torna-la acessível a todos. Retirou as técnicas mais perigosas e adaptou as restantes a um princípio: “um mínimo de esforço por um máximo de eficácia”.

 

Este conceito baseia-se na ideia que as técnicas devem ser utilizadas com um mínimo esforço possível, de forma que qualquer individuo seja capaz de recorrer à sua utilização sem ter necessariamente demasiada força corporal. Ou seja, dentro do Judo existe uma ideologia defensora que a técnica predomina sobre a força, sendo primordial o seu desenvolvimento. Consiste ainda no aproveitamento da força do adversário para o projetar. Baseado nestes princípios nasceu a modalidade. 

 

A modalidade rapidamente assumiu popularidade entre os Japoneses, tendo em conta as suas adaptações. Se antes o jiu jitsu era considerado uma arte rica, o Judo conseguiu superar, pois para além da sua forte vertente de defesa pessoal, tornou-se numa modalidade acessível a todos e que salvaguardava a integridade física do praticante. A primeira Escola de Judo foi criada por Jigoro Kano, em Tokio, denominada Kodokan.

 

À medida que o Judo se desenvolveu, o número de praticantes foi aumentando, não só no Japão como no Mundo, até que em 1964, precisamente em Tóquio, o Judo tornou-se numa modalidade Olímpica, onde permanece até aos dias de hoje. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Em Portugal

 

O primeiro contacto com o Judo em Portugal (documentado) foi na primeira década do séc. XX. A bordo de um navio ancorado no Tejo, dois oficiais da armada Japonesa efetuaram uma demonstração de Judo para os visitantes.  

Em 1936 a PSP do Porto inclui a prática de jui jitsu nos programas dos seus agentes e mais tarde, em 1946, António Correia Pereira (o primeiro cinto negro Português inscrito no Kodokan) funda a academia de Budo. No ano seguinte é criada, no mesmo local, a primeira Academia de Judo, que foi a primeira instituição onde se ensinou Judo em Portugal.

 

Mais tarde, em 1955, chegam a Portugal os mestres Henri Bouchend ´Homme e Anthony Stryker, que começam a lecionar Judo em diferentes instituições. Do contacto entre os alunos de ambos os mestres, decidiram formar um clube de Judo, criando o Judo Clube de Portugal (12 Julho 1957), aquele que foi o primeiro Clube de Judo em Portugal.

 

Finalmente, em Agosto de 1958, chega a Lisboa o Mestre Kiyoshi Kobaiyashi. Os portugueses ficaram fascinados com a técnica e eficácia do Mestre Japonês e de imediato convidaram-no para vir para Portugal. O Mestre aceitou o convide e o Judo em Portugal rapidamente se desenvolveu, aumentando a qualidade técnica dos atletas e os métodos de treino. Por toda a influência que Kiyoshi Kobaiyashi teve no panorama do Judo Nacional, é considerado o “Pai do Judo em Portugal”.

 

Desde então, foram vários os atletas que se destacaram a nível Nacional e Internacional. Nomes como Telma Monteiro, Nuno Delgado, Filipa Cavaleri, Joana Ramos, João Neto, João Pina, Pedro Soares, entre muitos outros, certamente não passam despercebidos no Mundo do Judo, com medalhas em Campeonatos Mundiais, Europeus e, no caso de Nuno Delgado (medalha de Bronze em Sidnei 2000), Jogos Olímpicos.

 

 

*Para informações mais detalhadas acreca da História do Judo, recomendamos http://www.fpj.pt/

 

Jigoro Kano

kiyoshi kobayashi

bottom of page